Comece aqui

Seja bem-vindo ao blog do Projeto IF!
Aqui você vai encontrar a evolução de um investidor iniciante buscando a independência financeira ao longo dos seus próximos 20 ou 30 anos.

Sou engenheiro da computação, tenho 33 anos e decidi criar esse blog para acompanhar a evolução do meu patrimônio, divulgar aprendizados e criar o hábito e rotina de estar sempre ligado ao universo dos investimentos. Por ser iniciante (muito iniciante mesmo), é bem provável que o investidor mais avançado não se interesse muito pelo conteúdo aqui publicado, mas se por algum motivo você se interessou e está percebendo algum erro, vou ficar muito feliz em ler seu comentário e aprender com pessoas mais experientes.

Infelizmente não faz muito tempo que comecei a me importar com educação financeira, o interesse começou após a alta (até então histórica) de $20k dólares do bitcoin no ano de 2018, ainda vou escrever um post sobre essa história. Eu sempre acompanhava o índice da Bovespa nos jornais, tinha vontade de entender como investir na bolsa devalores, mas nunca me movi para buscar conhecimento. Na minha cabeça bolsa era investimento para pessoas ricas e quando conquistasse dinheiro iria aprender naturalmente. Acontece que depois de várias noites estudando o bitcoin, me deparei com pessoas falando sobre o poder dos juros compostos e demonstrando como era “simples” ser um investidor da bolsa. Minha cabeça explodiu e pela primeira vez eu lamentei pelos meus 10 anos anteriores de escolhas erradas.

A ideia de criar o blog surgiu após conhecer a comunidade FIRE (das iniciais em inglês Financial Independence Retire Early) que traduzindo seria algo como Independência financeira / Aposentadoria antecipada. No meu caso, não acho que a aposentadoria será tão antecipada assim mas só a possibilidade de não depender do estado já é suficiente para eu colocar o plano em ação.

Ainda vou falar muito sobre essa comunidade e indicar vários blogs que me ajudam diariamente nessa caminhada, mas se você quer entender mais sobre o movimento FIRE, clique aqui.

Continua…